Dom Célio - Reflexão Semanal - 11 a 17 de agosto

12/08/2013 10:32

Dom_Celio_GoulartDia 11 de agosto

19º Domingo do Tempo Comum

Ev. (Lc 12, 32-48).

“Ficai preparados! Porque o Filho do homem vai chegar na hora em que menos o esperardes.” (Lc 12, 40). 

No segundo domingo do mês nossa atenção é para nossas famílias. Celebramos o Dia do Pai. Também nesta segunda semana a Pastoral Familiar da CNBB nos propõe realizar a “Semana da Família”, cujo tema é a ‘A transmissão e educação da Fé cristã na Família’. A vocação de ser pai de família para o homem e, de juntamente, com sua esposa, constituir uma família, é uma proposta sublime.

Muitos homens entendem esta sua missão e procuram corresponder àquilo que se espera deles. Os desafios para se construir uma família nos dias de hoje, que correspondam à proposta de Deus e daquilo que deveria ser o mais natural possível para uma família ser feliz, são enormes. Vivemos uma mudança de época em que valores são questionados e a insegurança torna-se uma constante para os pais que desejam orientar bem sua vida familiar. Deste modo sugerimos aos pais e mães, que junto aos seus filhos, procurem encontrar seu caminho de uma vida familiar na vivência da fé, do diálogo, do respeito, da corresponsabalidade.

No evangelho Jesus propõe a todos nós estarmos vigilantes. Onde colocamos nossa segurança? Também a leitura da carta aos Hebreus descreve a experiência de fé dos personagens centrais da História da Salvação. A fé é um dom de Deus, mas também é conquista. Na medida em que nós preocupamos em viver uma experiência profunda de fé, seremos vigilantes na prática dos valores e das virtudes.

Você se sente feliz com a família que tem? Qual é seu lugar na família? De pai, de mãe, de filho ou de filha? A família é o melhor presente que recebemos da parte de Deus. Em momentos que celebramos datas importantes na família deveríamos olhar com muita sinceridade qual tem sido minha corresponsabalidade em fazer de meus familiares pessoas de bem com a vida!

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br