Dom Célio - 19/01 - 2º Domingo do Tempo Comum

18/01/2014 20:25

Dom_Celio_GoulartDia 19 de janeiro

Ev. (Jo 1, 29-34).

“João viu Jesus aproximar-se dele e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. (Jo 1, 29).

Pela narrativa de João dá-se como que uma continuidade à temática do domingo passado, que foi a narração do Batismo de Jesus por Mateus. Aqui Jesus é apresentado, além de Servo e Filho de Deus, como o Cordeiro a ser imolado para o perdão dos pecados. Jesus teve a consciência de que sua missão deveria passar pela doação e morte de cruz, como um cordeiro pacífico a ser imolado.

Com isto Ele nos resgatava do pecado e nos convidava a termos igualmente uma vida de pessoas santificadas. O Batismo de sangue e no Espírito Santo fazia assim a diferença do Batismo de João Batista. Jesus Cristo derramaria seu sangue e realizaria sua missão pela força do Espírito Santo.

Em nossa vivência cristã também somos chamados a fazer esta experiência. Permanecer na fidelidade de nosso Batismo é nosso compromisso. E a própria Igreja nos apresenta os meios que nos sustentam na fidelidade: a participação dos Sacramentos, com destaque da Reconciliação e da Eucaristia; a fidelidade nos Sacramentos que nos definem nos estados de vida assumidos, como o Matrimônio, a Ordem ou a opção na Vida Consagrada; o cultivo da espiritualidade cristã no ambiente familiar, profissional e na transformação das realidades sociais; a prática da caridade e do respeito às pessoas de nossa convivência.

Os cristãos das primeiras comunidades cristãs tornaram-se, pelo testemunho e pelo martírio recebido, testemunhas de sua fé. Também derramaram seu sangue, a exemplo do Cordeiro de Deus. Talvez hoje se peça de nós o martírio do dia-a-dia, a fidelidade em nosso seguimento a Jesus Cristo através de pequenos gestos e sacrifícios. Sejamos felizes por podermos dar estes testemunhos e constituirmos, a exemplo do que São Paulo fala na segunda leitura, uma comunidade de homens e mulheres santificados. 

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br