Dom Célio - 18/05 - 5º Domingo da Páscoa

17/05/2014 09:33

Dom_Clio_-_PscoaDia 18 de maio 

Ev (Jo 14, 1-12).

“Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14, 6).

O Senhor Ressuscitado se apresenta aos seus discípulos como o caminho, a verdade e a vida, dando-lhes a segurança e a certeza de que não caminham sozinhos em busca de Deus, mas Ele é o caminho! Ao mesmo tempo Jesus se revela como a verdade capaz de revelar aos discípulos a segurança no que acreditar, pois somente Ele tem palavras de vida eterna. E quando se caminha junto ao Senhor e iluminado por suas verdades, o fiel seguidor também encontra a vida plena em Deus.

Sendo Cristo o único caminho que leva à casa do Pai, cabe à Igreja, constituída por seus seguidores, participar hoje do mesmo mistério. É dever de a Igreja mostrar caminhos que levem ao Pai àqueles que estão à procura de caminhos certos, de verdades definitivas e da vida duradoura. A Igreja será assim uma referência a apontar como se chegar à pedra fundamental, como diz Pedro na segunda leitura, porque pelo batismo somos nós também pedras, formando o edifício espiritual e um sacerdócio santo.

O tempo pascal é o momento oportuno para fortalecermos nosso testemunho de uma vida coerente com aquilo que professamos: cremos no Cristo Ressuscitado, no Cristo vivo. Ele se manifesta vivo em nossas celebrações litúrgicas com muita evidência, mas também deverá ser anunciado pelo nosso testemunho de vida junto às Pastorais estruturadas em nossas Comunidades, nos Movimentos Eclesiais e em novas posturas nos mais diversos ambientes em que nós, cristãos, devemos atuar. A força do Senhor é muito grande, nós como cristãos, não podemos enfraquecê-la.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da Diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br