Dom Célio - 16/02 - 6º Domingo do Tempo Comum

16/02/2014 09:24

Dom_Celio_GoulartDia 16 de fevereiro 

Ev (Mt 5, 17-37)

“Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. (Mt 5, 17).

A observância da Lei de Deus é muita querida ao Povo de Israel. Todos os preceitos e normas eram conhecidos e observados por todos. Mas Jesus Cristo em seu ensinamento quis mostrar a seu povo a necessidade de que a observância da Lei atingisse a vida das pessoas e que a Lei não fosse um conjunto opressivo de mandamentos.

Por isso sua afirmação no contexto do evangelho, Ele não queria abolir a Lei e os Profetas, porém levar as pessoas a cumprir os preceitos com amor e fidelidade a Deus. Era necessária uma fidelidade mais radical, que levasse a pessoa a convicções mais profundas. Os escribas e fariseus observavam a Lei com critérios muito legalistas, procurando detalhes em que não infringiam a Lei, mas que não os levavam a praticar a justiça e o amor exigidos por Deus. E assim, neste conjunto dos capítulos cinco  a sete do Evangelho de Mateus, conhecido como o Sermão da Montanha, Jesus  mostra a necessidade de se deixar penetrar pela sabedoria  dos mandamentos.

As demais leituras do domingo também ajudam na compreensão da mensagem central da Palavra de Deus. O Sl 118 é um cântico de louvor à Palavra de Deus, onde enaltece o homem que na Lei de Deus vai progredindo. No livro do Eclesiástico se afirma que a vida e a morte estão diante de cada um de nós, para que escolhamos entre o bem e o mal. A vontade de Deus gera vida em plenitude, o pecado gera a morte. O ser humano é livre e, portanto responsável por suas ações. E Paulo destaca que a sabedoria que vem de Deus passa pela cruz, pois somente quem se despoja de sua própria vida será capaz de reconhecer a sabedoria de Deus, que é Jesus Cristo crucificado.

A proposta da Palavra de Deus deverá nos levar a uma compreensão mais profunda dos Mandamentos da Lei de Deus. Temos o conhecimento dos mesmos, mas nem sempre vamos ao verdadeiro sentido daquilo que os mandamentos e as normas que a Igreja nos ensina. Que nossa aproximação dos mesmos nos leve ao encontro com o Deus misericordioso e libertador.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br