Dom Célio - 02/11 - Celebração do Dia dos Fiéis Defuntos

05/11/2014 15:19

DSC02236Evangelho Mt 5, 1-12ª

“Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.

 (Mt 5, 12ª) 

Muitas são as opções de textos para a celebração da Missa dos Fiéis Defuntos. Para nosso comentário escolhemos o que a liturgia aponta como terceira opção da proclamação da Palavra neste dia, em que os textos apontam para a realização das promessas concedidas às pessoas que foram fiéis a Deus em seu caminhar neste mundo e que serão recompensadas pela sua fidelidade e perseverança. Para aqueles que foram capazes de vencer os desafios da vida, mantiveram sua conduta digna e coerente diante de Deus e dos homens, conseguiram seguir os projetos do Reino de Deus anunciado por Jesus Cristo, poderão ter a certeza de que suas vidas estarão nas mãos de Deus e nenhum tormento os poderá atingir. Serão bem-aventurados e contemplarão eternamente o Senhor da Vida.

O Dia de Finados nos faz recordar nossos falecidos, que foram próximos e nos ajudaram a viver e nos mostraram o bom caminho a ser seguido. Lembramo-nos de nossos pais, parentes ou outras pessoas que marcaram profundamente nossa existência e que hoje se encontram na outra vida. Para elas, com a recordação de seus atos, pedimos que Deus as tenha recompensado. Para nós, trazemos seus exemplos positivos de vida, como também nos questionamos do modo como nos colocamos diante da verdade do que será igualmente o nosso destino: nossa passagem para a vida eterna. Às vezes tememos por esse dia!

Que possamos viver na certeza de que o encontro definitivo com Deus após a morte nos levará à verdadeira realização. É para o Senhor que fomos feitos. Por isso, devemos viver de olhos voltados para aquilo que será definitivo para nós. Nossa vida é passageira. Temos os meios para reforçar nossa fé e nossa esperança, que de modo muito simples será nunca perder de vista o Senhor e seus ensinamentos, pela prática da vida sacramental, pela vivência do mandamento do amor e pela construção dos valores do Reino de Deus.  

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br