Dom Célio - 02/03 - 8º Domingo do Tempo Comum

05/03/2014 00:05

Dom_Celio_GoulartDia 02 de março

Ev (Mt 6, 24-34).

“Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão dadas por acréscimo”. (Mt 6, 33).

Quando falamos em um Deus providente, entendemos que Ele cuida e vela por nós seus filhos e filhas, como também por tudo aquilo que tem sua origem por sua vontade criadora. No contexto do Sermão da Montanha, Jesus nos ensina a sermos confiantes e a nos colocarmos nas mãos do Pai. Se Ele cuida dos pequenos animais e das mais tênues flores, com muito mais razão cuidará de nós, que somos seus filhos.

É o ensinamento da palavra de Deus neste domingo, tanto em sua primeira leitura, quando o Profeta Isaías nos fala do amor de Deus por nós como sendo maior do que o da mãe por seu filho, como também no Evangelho, em que Jesus declara ser a vida dos homens diante de Deus muito preciosa.

Mas devemos entender que nossa postura nunca deverá ser de acomodação. Cabe a cada de um nós trabalharmos com os dons recebidos e fazê-los multiplicar. E, ainda mais, a mensagem do Evangelho deve nos levar a trabalhar por ideais mais nobres, como fazer com que o Reino de Deus e sua justiça tornem-se realidade entre nós. Há muitos esforços de avanços na tecnologia; na evolução da ciência, da informática e tantas coisas mais. Por isso será tarefa do cristão em avançar na construção dos valores humanos e éticos. É fácil observarmos ainda a existência de guerras de poderosas potências sobre outras, de luta pelo poder entre pessoas de um mesmo país, de competição pela supremacia de uns pelos outros, sem fazer valer a justiça e as expressões concretas do Reino de Deus entre nós.

Concretamente devemos nos empenhar para que o Reino de Deus possa acontecer nas realidades em que vivemos: na família, na sociedade, na comunidade onde vivemos. Nossa ação em Movimentos Eclesiais e Pastorais são sinais visíveis de nosso compromisso pelo Reino de Deus. É isto que Jesus Cristo veio nos ensinar: a vivência da fraternidade, da solidariedade, da transparência em nossa conduta. Ao fazermos isso, seremos envolvidos pela providência de Deus que cuidará de nós e de todos seus filhos e filhas.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br