Dom Célio - 02/02 - Solenidade da Apresentação do Senhor

01/02/2014 13:59

imagesDia 02 de fevereiro

Ev (Lc 2, 22-40).

“Agora, Senhor, conforme a tua promessa podes deixar teu servo partir em paz”. (Lc 2, 29).

O dia 02 de fevereiro, coincidindo neste ano com o domingo, é dedicado a uma festa relacionada à Virgem Maria e a Jesus, enquanto criança. Era costume do povo judeu, conforme as normas do Livro do Levítico, que a mulher parturiente deveria se apresentar ao Templo de Jerusalém 40 dias após ter dado a luz um filho para fazer sua purificação. Também era costume oferecer o filho homem primogênito ao Senhor e que fossem apresentadas oferendas para o sacrifício no Templo. A família de Jesus era temente a Deus e observava estas orientações, por isso se apresenta ao velho sacerdote Simeão no Templo de Jerusalém. Ele reconhece em Jesus o esperado das nações, o Salvador prometido e canta feliz porque seus olhos puderam ver a salvação e ele poderia assim partir em paz. A ele e à profetisa Ana foi dada a graça de receberem Maria e o Menino Jesus, no cumprimento do preceito levítico, mas também de terem a alegria de ver concretizadas as promessas messiânicas.

Nesta festa a Igreja nos propõe a contemplar não apenas o cumprimento legalista de um costume do povo judeu por parte de José, Maria e o Menino Jesus, mas também aponta para a atitude de oferecimento de Maria e de Jesus a Deus Pai, para que fosse assim realizado o Plano da Salvação. Também neste dia é costume na Igreja que os Consagrados façam seus compromissos de homens e mulheres pela profissão dos Votos Religiosos públicos para o serviço da Igreja nos múltiplos Institutos de Vida Consagrada. O que manifesta a possibilidade das pessoas serem generosas e se ofertarem a Deus por uma vida de obediência, pobreza e em castidade.

Ainda neste dia é comum que faça a bênção das velas, dando sentido aquilo que verdadeiramente é a revelação de Jesus Cristo para o mundo: Ele é a luz para as nações, e deseja de nós, seus seguidores, que sejamos capazes de iluminar os caminhos para os que ainda estejam perdidos em meio às trevas.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br