Outubro Rosa

O que é câncer de mama?

É uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. O câncer de mama tem cura, se descoberto no início.

 

Quais são os sintomas?

O sintoma mais comum é o aparecimento de um nódulo. Estes nódulos são indolores, duros e irregulares. Têm mais chances de ser malignos, mas há tumores que são macios e arredondados. Portanto é importante ir ao médico. Outros sinais de câncer de mama incluem:

. Inchaço em parte do seio;

. Irritação da pele ou aparecimento de irregularidades, como covinhas e franzidos, ou que fazem a pele se assemelhar à casca de uma laranja;

. Dor no mamilo ou inversão do mamilo (para dentro);

. Vermelhidão ou descamação do mamilo ou pele da mama;

. Saída de secreção (que não leite) pelo mamilo.

 

Qual a importância do autoexame das mamas?

O autoexame é aquele realizado pela própria mulher, apalpando os seios. Esse tipo de exame ajuda no conhecimento do próprio corpo. Para fazer o autoexame, a mulher deve apalpar os seus seios em busca de nódulos ou outros sinais que julgue suspeitos. Caso a mulher observe alguma alteração nas mamas deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde. O autoexame não substitui o exame realizado por um profissional treinado, mas a mulher deve estar atenta a seu corpo e a saúde das mamas. Nem todo nódulo é um câncer de mama, por isso é importante consultar um profissional de saúde.

 

Qual a importância da Mamografia?

A mamografia é um exame de raios-x bastante simples. É o único capaz de detectar tumores com menos de 01 cm, para os quais, quando diagnosticados e tratados rapidamente as chances de cura chegam a 95%.

É muito importante sempre guardar as mamografias dos últimos quatro anos, para que que se possa compará-las e identificar novas alterações, avaliando a estabilidade com as imagens anteriores.

 

Quem deve fazer exames periodicamente?

Toda mulher com 40 anos ou mais deve procurar um Posto de Saúde para ter suas mamas examinadas por um profissional de saúde anualmente. Entre 50 e 69 anos, a mulher também deve fazer uma mamografia a cada dois anos.

 

E as mulheres com história familiar de câncer de mama?

Uma parte delas tem herança genética e, por isso, é importante que procurem o médico para avaliar seu risco de desenvolver a doença. A mulher com mãe, irmã ou filha que teve câncer de mama antes dos 50 anos, ou câncer de ovário, deve, a partir dos 35 anos, realizar o exame clínico das mamas e mamografia uma vez por ano.

 

Colaboração: Cristhiane Silva