A importância do vínculo familiar na primeira infância

Educar um filho não é uma tarefa fácil. Muitas dúvidas passam na mente dos pais de qualquer lugar do mundo. Qual é a melhor ferramenta para garantir um bom futuro ao seu filho? Como educá-los na fé cristã e ensinar a ser um cristão praticante. A resposta é mais simples do que parece e só depende das atitudes dos pais. Resultados de diferentes pesquisas apontam que, para que seu filho desenvolva ao máximo suas potencialidades, o que mais ele necessita é de uma conexão amorosa com a família, principalmente na primeira infância.

A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida. Trata-se do período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança, até seis anos de idade. Os estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

O vínculo entre os pais e o bebê começa a se formar na gravidez, muito antes do nascimento. É um processo de comunicação complexo, mas que possibilita uma troca íntima e profunda, que vai além do fornecimento de nutrientes para o desenvolvimento do feto.

Após o nascimento, quando a mãe e o pai compreendem, interpretam e respondem com carinho e sensibilidade às manifestações do bebê (de fome, frio, calor, prazer, desamparo...), um vínculo vai se formando. A criança percebe que existe uma base segura na qual pode confiar e se sente confortável, aceita e protegida. É um elo invisível que se estabelece aos poucos, com pequenos gestos de cuidado e afeto no dia a dia. Carinho e cuidado são os ingredientes fundamentais para o desenvolvimento saudável das crianças.

A educação cristã também deve ser inserida na primeira infância. Se desejamos ter filhos que não se afastam do Senhor, a Bíblia diz que devemos dedicar tempo para que seus primeiros anos de vida sejam marcados por isso. A maioria das instruções e exemplos bíblicos sobre dirigir filhos a Deus são dadas no contexto da família. Crianças são instruídas a obedecer e honrar os seus pais e os pais são orientados a amar seus filhos e criá-los na disciplina e na admoestação do Senhor. Somos instruídos a viver corretamente diante de Deus e transmitir o mesmo modo de vida, pelo exemplo e ensino, para os nossos filhos. Nenhuma outra instituição é tão capaz de fornecer esta forma de educação, como a família.

As crianças aprendem a partir do que eles veem os pais fazer. Eles copiam palavras, ações e atitudes. Se nossas vidas são modeladas na busca para servir a Deus verdadeiramente e com fervor, eles vão copiar e seguir o exemplo.

Que Deus abençoe nossas famílias!