Hoje se completa 1 ano de falecimento do Pe. Luizinho

Hoje, dia 12 de abril, está se completando um ano de falecimento de nosso querido Pe. Luizinho. Como homenagem, em sua memória, publicamos um pouco de sua biografia.

Luiz Eustáquio Nascimento, filho de José Athaíde do Nascimento e de Marina Alves do Nascimento, nasceu no dia 12 de abril de 1948, o décimo segundo de uma numerosa família. São seus irmãos: Orlando Alves do Nascimento (falecido), Zélia Alves do Nascimento, Maria Célia do Nascimento (falecida), Eunice Alves do Nascimento (falecida), Afonsina Alves do Nascimento, Camilo José do Nascimento (falecido), Isaura Alves do Nascimento, José Darci do Nascimento (falecido), Antônio Edvar do Nascimento, Venusto Alceu do Nascimento (falecido), Raul Alves do Nascimento, José Francisco do Nascimento e Paulo Roberto do Nascimento.

Foi batizado no dia 21 de abril de 1948, pelo pároco Antônio Batista de Freitas e foram seus padrinhos: Maria José de Oliveira Andrade e Jair Andrade Alves.

Ele recebeu sua Primeira Eucaristia no dia 09 de junho de 1954, pelo Pe. Pedro Lamy e sua catequista foi sua querida prima Tereza de Jesus Monteiro.

Foi crismado no dia 1º de setembro de 1952 pelo Bispo D. Justino José de Santana da Diocese de Juiz de Fora. Seu padrinho de Crisma foi José Edgar Alves. Seguindo o exemplo de um pastor chamado por Deus, com 12 anos de idade o adolescente Luiz Eustáquio foi para o Seminário Santo Antônio em Juiz de Fora (MG).

Foi ordenado Diácono, por D. Delfim Ribeiro Guedes, no dia 8 de julho de 1973.

No dia 25 de Janeiro de 1974, ordenou-se sacerdote pela imposição das mãos do Bispo Diocesano Dom Delfim Ribeiro Guedes, em sua terra natal. E como o pastor que deixa sua terra, seus parentes e a casa de seu Pai para conduzir seu rebanho, o recém ordenado Pe. Luiz foi para Andrelândia como Vigário para auxiliar Pe. Jaime Salgado. Como lema para sua caminhada escolheu: "Tu foi feito ministro do Evangelho pela graça de Deus" (Ef 3,7).

Seguindo seu caminho de pastor, em 1978, tornou-se Capelão do 8º Batalhão da PMMG de Lavras. Em 1984 assumiu a Paróquia em São Vicente de Minas. O que Pe. Luizinho, assim chamado carinhosamente, não sabia é que Deus havia reservado a ele uma missão ainda maior, ser formador de opiniões. O chamado veio através do Bispo Dom Antônio Carlos Mesquita para que assumisse a Reitoria do Seminário São Tiago onde permaneceu até 2002.

Em 2002 assumiu a Paróquia São Sebastião de Lavras e permaneceu como nosso pároco até seu falecimento no dia 12 de abril de 2013.

Pe. Luizinho trabalhou com paixão pela nossa Paróquia, em todos os aspectos tanto pastorais quanto administrativos. Sempre zelou pelo trabalho pastoral e guiava a todos nos caminhos de Deus, demostrando sempre muita fé em nosso padroeiro São Sebastião e também um carinho especial por Nossa Senhora. Realizou também obras importantes para a Evangelização de nossa comunidade, como a criação do CEDAC e a reforma de nossa Igreja Matriz.

Que todos nós possamos nos lembrar de seus ensinamentos que sempre nos levaram ao caminho de Jesus Cristo, nosso Salvador.

 

Colaboração

Informações: Lujan Nascimento.