Papa Francisco

Franciscus

Os 115 cardeais da Igreja Católica reunidos no Vaticano para a escolha do novo Papa, elegeram o Cardeal Argentino Mario Jorge Bergoglio. A definição aconteceu na quarta-feira, 14 de março, na quinta votação, na qual foi alcançado o mínimo de dois terços dos votos necessários para vencer a eleição. A fumaça branca foi vista no Vaticano indicando que o novo pontífice havia sido escolhido.

Uma multidão de pessoas se aglomerou na praça de São Pedro, com muita alegria e fé, para conhecer o novo Papa. O tradicional habemus Papam (que significa "temos um papa") foi anunciado e então o mundo pode conhecer quem era o novo líder da Igreja e também o nome que escolheu.

O Papa Francisco foi saudado pela multidão e proferiu suas primeiras palavras em tom bem-humorado e, com humildade, pediu ao povo que pedisse as bênçãos de Deus sobre ele, antes que ele abençoasse o povo com a Bênção Apostólica "Urbe et Orbi" (clique aqui para ler a bênção).

 

Biografia

Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica, Jorge Mario Bergoglio nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936. Foi ordenado sacerdote em 13 de setembro de 1969 e nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires pelo papa João Paulo 2º em 20 de maio de 1992. No mesmo ano, ele foi confirmado como bispo titular da capital argentina, em 27 de junho.

A nomeação como arcebispo também foi feita por João Paulo 2º em 3 de junho de 1997. Chegou ao posto de cardeal pelas mãos do mesmo papa em 21 de fevereiro de 2001.

Bergoglio é o 266ª papa da história da Igreja Católica. Filho de um casal de italianos --Mario e Regina Bergoglio--, o religioso jesuíta chegou a se formar como técnico químico, mas logo abraçou o sacerdócio e começou seus estudos religiosos no seminário de Villa Devoto, bairro da capital argentina.

Estudou na faculdade de teologia do colégio de San José, em San Miguel de Tucumán, cidade no norte da Argentina.

Seu sacerdócio começou em 1969, mesmo ano em que foi para Espanha completar sua formação intelectual de jovem sacerdote na Universidade Alcalá de Henares, em Madri. A partir de seu retorno à Argentina, em 1972, continuou sua carreira apostólica no norte do país, na mesma San Miguel de Tucumán.

Bergoglio retornou a Europa em 1986, na Alemanha, para concluir seu doutorado, mas acabou retornando ao seu país no mesmo ano para assumir o cargo de diretor espiritual e confessor da Companhia de Jesus, em Córdoba.

Seu retorno à cidade natal aconteceu em 1992, quando foi nomeado por João Paulo 2º bispo de Auca e auxiliar de Buenos Aires.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!