Pastoral Vocacional

A Igreja, através da Pastoral Vocacional, desenvolve um serviço ao povo de Deus no despertar, discernir e acompanhar o nascimento das vocações sacerdotais e religiosas. A Equipe Vocacional Paroquial é um grupo de pessoas que se encarrega de fazer esse trabalho tão importante e essencial em nossas Paróquias!

Deus quer precisar dos homens para salvar os homens! A difusão do Evangelho é condicionada pelo número, pelo trabalho e pela santidade dos que são chamados a colaborar na evangelização.

 

Encontros

A Pastoral Vocacional possui um grupo que se reúne no CEDAC, com a participação também do grupo de Cursilhos, geralmente na sala de São João todas as primeiras quinta-feiras de cada mês, das 20:00 horas às 20:50 horas.

 

Quem pode participar

Nascemos porque fomos convidados, chamados à vida. O profeta Jeremias o sabe bem! Deus o conhecia, desde antes das entranhas maternas (Jr 1,5s). Nosso existir é uma constante peleja: a todo instante somos desafiados a dar respostas. Somos, por natureza, vocacionados, quer dizer, chamados a alguma coisa.

A todos aqueles que se sentirem este convite a Pastoral Vocacional está de braços abertos para acolhê-los e no plano religioso ajudar a vocação mais sublime que é à santidade: à união com Deus.

 

Missão

A Pastoral Vocacional gostaria dentro das possibilidades, juntamente com as demais Pastorais/Movimentos da Paróquia poder atuar conjuntamente para atingir os seguintes objetivos:

  • Favorecer, de modo especial, o surgimento de vocações à vida sacerdotal, à vida religiosa e à vida missionária (em especial, não porque elas sejam mais importantes que a vocação do leigo, mas porque são em número bem menor, tem enormes dificuldades de serem descobertas e, às vezes, são rejeitadas pela comunidade).
  • Incentivar para que haja na paróquia um clima de evangelização e catequese permanente, pois numa comunidade evangelizada e evangelizadora, as vocações surgem normalmente. Esta evangelização e catequese devem promover a “libertação total da pessoa humana, em sua dimensão terrena e transcendente, contribuindo assim para a construção do Reino último e definitivo”.
  • Procurar integrar todas as pastorais da paróquia no trabalho vocacional, embora estas mantenham sua especificidade, pois o trabalho de suscitar vocações de serviço para o Reino de Deus e oferecer condições para seu amadurecimento, deve ser “preocupação de toda pastoral, de todos os agentes, de todas as comunidades e não apenas de uma equipe (Arqui) Diocesana especializada”. (CNBB, estudos, p. 52)
  • Ser encarnada na realidade, diversificando-se, adequando-se à peculiaridade das situações e às necessidades concretas da Igreja local, das comunidades e do povo. (CNBB, Doc. 20, nº 246).
  • Conscientizar os fiéis em geral, os jovens e as famílias, em particular, no que diz respeito às vocações numa Igreja toda ministerial e à responsabilidade específica pelas vocações consagradas.
  • Promover orações entre os fiéis, a fim de pedir vocações, conforme o mandato de Jesus (Mt 9,35-38).
  • Acompanhar as vocações (em particular as de especial consagração) procurando promover, entre os jovens, cursos e encontros de conscientização e de despertar e encaminhá-los(as) à equipe de Pastoral Vocacional.:

 

Outras atividades

A Pastoral Vocacional participa da Adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia todas as quintas-feiras das 18:00h às 18:50h, sendo responsável pela primeira quinta-feira do mês. A Pastoral também faz visitas às casas de pessoas enfermas e também daquelas pessoas que gostariam da reza do Terço.

 

Contato

Coordenador: João da Silva Maciel

 

Pastoral Vocacional no Site da CNBB

Acesse à página da Pastoral Vocacional no site da CNBB: www.cnbb.org.br/vocacional