XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo)

21/07/2012 17:13

Foi e é também o momento especial da Graça de Deus para as famílias e Igreja do Brasil. História da Salvação sendo vivida e testemunhada por uma parcela do Povo de Deus, que ali se fazia presente, em nome de todos. Pessoas de todo o Brasil unidas na mesma fé e único amor pelo Reino de Deus demonstrando que a família não é apenas um projeto humano, mas sim, como nos revela o tema deste Congresso: ”FAMÍLIA, PROJETO DE DEUS”. Que a resposta humana à sua construção é dada na liberdade e com sabedoria como nos indica o lema; ”Prudente o homem que edifica sua casa na rocha”.

Compartilho com vocês o texto elaborado e publicado pela Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC. No endereço eletrônico – www.eccnacional2012.blogspot.com.br – em suas páginas, encontram-se mais informações e destaques sobre este evento.

“Presidente Prudente(SP) provou assumir muito bem o posto de capital católica brasileira, durante o XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo) – realizado nos dias 13, 14 e 15, no Campus II da Unoeste”. Segundo os números oficiais, participaram do evento 03 arcebispos, 20 bispos, 213 padres, 40 religiosos e 310 casais – vindos de 255 dioceses no Brasil. Na equipe de trabalho, 1085 casais se doaram para a realização do evento. “Batemos o recorde de participação de bispos, religiosos e congressistas”, comemora o casal coordenador geral do congresso, Gerson e Isabel Cristina de Tilio.

Durante o evento, os congressistas assistiram a palestras formativas, estudaram temáticas envolvidas com o Encontro e conheceram projetos desenvolvidos pela Igreja. Também, não faltaram momentos de espiritualidade, troca de experiências e confraternização. “Percebemos um nível de aproveitamento fantástico por parte dos congressistas”, comenta o casal. Eles também comemoraram o bom êxito das palestras, círculos de estudos e painéis. Para eles, todas as atividades “cumpriram seus papéis”.

Para o Bispo da Diocese e atual Assistente Eclesiástico do Conselho Nacional do ECC, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, o congresso foi muito rico e concluído com êxito. “Deus providenciou tudo da melhor forma possível, principalmente em relação ao local, que foi muito propício. O congresso é fruto da graça de Deus, da dedicação e carinho das paróquias, padres, diocese e da família de Presidente Prudente”.

A próxima cidade a receber o Congresso Nacional do ECC será Belo Horizonte (MG), em 2016.

Missão cumprida – A equipe dirigente do congresso, formada por cinco casais, acredita que o evento ultrapassou as expectativas. O casal coordenador geral, que integra a equipe dirigente, credita o sucesso ao entusiasmo da equipe de trabalho. “A equipe trabalhou de modo harmonioso, todos com muita dedicação e alegria”, comenta Gerson e Cristina.

Quem também elogia o comprometimento da equipe é o casal Finanças, Luiz Carlos e Isaura Garcia. “A espiritualidade dos casais e a doação de cada um, tanto pessoal quanto material, foi o que fez o congresso acontecer”, afirmam. Para eles, “os congressistas partiram com uma ótima impressão de Presidente Prudente e da Diocese”.

Realmente é o que experimentamos nestes dias, eu Padre Antão – Diretor Espiritual Diocesano do ECC e o Casal Coordenador Diocesano do ECC – Bruno e Cirlei.

 

Pe. Antão Roberto