Reflexão Semanal - Dom Célio - 17 a 23 de junho

20/06/2012 23:28

foto_oficialDia 17 de junho 

11º Domingo do Tempo Comum

Evangelho (Mc 4, 26-34)

“O reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. Ela vai germinando e crescendo, mas não se sabe como isso acontece” (Mc 4, 26-27).

Jesus ensinava em parábolas. Falava com palavras simples e através de comparações, para que as pessoas pudessem entender. A parábola apresentava uma linguagem figurada e logo seus ouvintes tiravam suas conclusões. Nesta passagem Jesus diz da ...

... força divina que faz crescer as boas intenções e as lutas necessárias para que o Reino de Deus se torne uma realidade. Sementes podem ser de fato nossas ações, mas é Deus quem cuida do que foi plantado.

Esta linguagem de Jesus certamente não foi de imediato bem assimilada pelo povo de Israel, que aguardava um Reino triunfalista, capaz de superar os povos inimigos e vingar pelos muitos vexames sofridos. O Projeto do Reino de Deus, instaurado por Jesus Cristo, passaria pela dor, sofrimento e morte de Cruz do seu Rei. Mas a semente caída no chão haveria de morrer e produzir frutos. O que parecia insignificante – grão de mostarda – tornar-se-ia grande árvore!

Os trabalhos pastorais em nossas paróquias ou comunidades, podem parecer pouca coisa, mas é o que podemos e devemos fazer e com amor e dedicação. A perseverança e fidelidade são necessárias na prática cristã. Os resultados nem sempre serão visíveis. Deus é quem fará crescer e frutificar o que estivermos realizando pelo bem do Reino de Deus.

 

+ Célio de Oliveira Goulart  - Bispo Diocesano.   

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br