Dom Célio - Reflexão Semanal - 29 de julho a 04 de agosto

30/07/2012 06:40

Dom_Clio_1Dia 29 de julho

XVII Domingo do Tempo Comum.

Evangelho (Jo 6, 1-15)

“Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes” (Jo 6, 11).

Jesus alimenta a multidão com cinco pães de cevada e dois peixes  e ainda sobram doze cestos de pedaços. Começa a se concretizar o projeto messiânico, porque o Messias deveria vir para saciar os famintos. Jesus providencia o pão que alimenta a fome do povo, mas ...

... depois mostrará qual é o verdadeiro pão. Ele acenará para o Pão descido do céu, isto é, Ele mesmo que ficará sempre presente para seus seguidores na Eucaristia.

Na última ceia realizada com seus apóstolos por ocasião da Páscoa Judaica, Jesus Cristo instituirá a Eucaristia, onde o pão se tornará seu próprio Corpo e o vinho, seu próprio Sangue derramado na cruz. É a presença real e inequívoca de Jesus para todos que se abrem a essa verdade da fé.

Na experiência de nossa participação na Eucaristia, cabe-nos compartilhar com todos os nossos conhecimentos e nossa fé sobre a pessoa de Jesus Cristo, como também nosso empenho para que todas pessoas  possam ter acesso aos bens fundamentais para sua sobrevivência: alimento, moradia, educação, trabalho, assistência à saúde.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano.

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br