Dom Célio - Reflexão Semanal - 27 de outubro a 02 de novembro

27/10/2013 09:11

Dom_Celio_GoulartDia 27 de outubro

30º Domingo do Tempo Comum

Ev (Lc 18, 9-14).

“Quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado.” (Lc 18, 14).

A passagem do evangelho de hoje é muito conhecida de todos nós e nos ajuda no modo de como devemos rezar. Tanto o Fariseu como o Publicano tinham fé. Aproximam-se do Templo, lugar sagrado para fazerem seu momento com Deus. Porém as atitudes e posturas são diferentes. Um é orgulhoso, muito convencido de suas ações, sempre se julgando cumpridor da lei. O outro é humilde, coloca-se em lugar escondido no Templo, abre seu coração confiante a Deus, que poderá perdoar seu pecado.

A atitude que agrada a Deus é a de quem tem consciência de seu pecado e de sua fraqueza. Em nossa vida e prática cristã na Igreja corremos o risco de cairmos no farisaísmo, por não termos a humildade de olhar nossas atitudes e com muita facilidade julgarmos ou criticarmos os outros. Isto nos afeta a todos! Nunca podemos nos esquecer de que  para nos aproximarmos de Deus, devemos abandonar o próprio egoísmo para encontrarmos a felicidade em Deus.

As orações dos Salmos, as orações formuladas pela própria Igreja para os vários momentos celebrativos sempre nos levam a uma postura de despojamento e de humildade para nos colocarmos diante de Deus. Este também é o testemunho deixado para nós pelos grandes místicos na história da Igreja. Assim se colocava, por exemplo, São Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila e tantos outros.  É um ensinamento que nos leva a estarmos na dependência de quem pode nos ouvir, nos ajudar e nos levar a um crescimento na fé.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da Diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br