Dom Célio - Reflexão Semanal - 21 a 27 de julho

21/07/2013 11:46

Dom_Celio_Goulart

Dia 21 de julho

16º Domingo do Tempo Comum

Ev. (Lc 10, 38-42)

“Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas, porém uma só coisa é necessária.” (Lc 10, 41-42).

Nesta semana fazemos nossa unidade com os jovens de todo o mundo que têm seu encontro com o Papa Francisco na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Tempo para a juventude silenciar-se e escutar a voz de Jesus na pessoa do Papa. Tempo para que nosso país possa acolher de coração alegre e feliz aquele que é o representante visível de Jesus Cristo à frente de nossa Igreja. Tempo para retomarmos com grande empenho o trabalho da evangelização da juventude, apontando que o único caminho que pode trazer felicidade para alguém é abrir-se ao encontro com a pessoa de Jesus Cristo.

Tanto a primeira leitura do domingo, como a do evangelho, dizem para nós da necessidade de sabermos acolher as pessoas, seja em nossas casas, seja no espaço do nosso coração. Abraão e Sara acolhem em sua tenda no deserto três viajantes, que são mensageiros de boas notícias. Eles teriam um filho, ainda que fossem idosos! Marta, Maria e Lázaro acolhem Jesus em sua casa, sinal do bem querer de Jesus para com aquela família da Betânia.

Jesus se deixa encontrar, mas é necessário que demos o tempo a ele. Às vezes somos muito agitados, preocupados com muitas coisas e não percebemos que Jesus chega tão próximo de nós: na meditação da Palavra de Deus, na participação da Eucaristia, nas pessoas dos que sofrem, nos acontecimentos do nosso cotidiano. No mundo de hoje falta-nos aquilo de que os grandes místicos da Igreja nos ensinam: contemplar e acolher o mistério de Deus em nós, para sermos fortes diante das exigências do mundo de hoje e darmos nosso testemunho de fé.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br