Dom Célio - Reflexão Semanal - 10 a 16 de novembro

09/11/2013 22:40

Dom_Celio_GoulartDia 10 de novembro

32º Domingo do Tempo Comum

Ev. (Lc 20, 27-38).

“Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. (Lc 20, 38).

Na passagem do Evangelho Jesus entra em confronto com os Saduceus, uma classe aristocrática de Sacerdotes no tempo de Jesus. Eles não acreditavam na ressurreição dos mortos e apresentam uma questão a Jesus. Ele, no entanto, vai dizer que na outra vida as coisas são diferentes. Casamentos, bens e herança são preocupações e questões desta vida e não da eternidade.

A vida depois da morte não será uma reprodução de nossa sociedade, pois a ressurreição será uma autêntica vida nova. Indicando sua própria ressurreição, sua vitória sobre a morte, Jesus vai dizer que nosso Deus é um Deus dos vivos e não de mortos. Ele veio confirmar que o Deus do Povo de Israel era o Deus da vida, da libertação e da esperança. Deus não vai ao encontro de coisas mortas, mas Ele se comunica e se deixa encontrar na dimensão da fé e na vivência cotidiana da caridade.

A ressurreição constitui o ponto central da Boa Nova de Jesus Cristo. Na sua morte e ressurreição Ele nos deixa a certeza de que a nossa vida deverá ser sempre orientada para a vida eterna, que será construída a partir do nosso hoje, de como vivemos nosso momento presente. Quando damos atenção e valor àquilo que é transitório, quando colocamos nossa segurança em bens que se corrompem, esvazia-se o sentido de nossa existência. Por isso o ensinamento da Palavra de Deus é incentivo para que tudo que fizermos ou construirmos aqui neste mundo tenha uma dimensão de eternidade.

A vida nova brotará do sofrimento e da dor. Por isso é inútil pensarmos que viveremos sem enfrentar desafios e dificuldades. Qual tem sido nossa atitude em tratar destas questões tão práticas de nossa existência? Não percamos a esperança e nem a alegria mesmo que a vida esteja às vezes apontando os caminhos difíceis a serem percorridos.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br