Dom Célio - Quarto Domingo do Advento

18/12/2016 22:01

Ev Mt 1, 18-24

“JOSÉ, FILHO DE DAVI, NÃO TENHAS MEDO DE RECEBER MARIA COMO TUA ESPOSA, PORQUE ELA CONCEBEU PELA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO”. (MT 1, 20).

O quarto domingo do Advento destaca o maravilhoso encontro do divino e do humano em Jesus Cristo. É o domingo do “Emanuel”, um Deus está conosco, de que fala a leitura do Profeta Isaías no memorável cap. 7, como também é retomado como início da carta aos Romanos e, no texto de Mateus, na visão do anjo a José, da família de Davi, para manifestar a maravilha operada por Deus na realidade humana: Jesus é gerado por obra do Espírito Santo no seio de Maria, mas assumido por José, da casa de Davi. Torna-se o Deus conosco, realização das promessas messiânicas no coração do Povo de Israel. Este é o tema de todo o Evangelho de Mateus: Deus Conosco é o princípio e o fim de todo o texto: Mt 1,23 e 28, 20.

A Virgem Maria e José, como pessoas privilegiadas por Deus, tornam-se para nós modelos de vida neste tempo do Advento. Por suas vidas mostraram-se abertos a acolher a proposta de Deus e por eles, pelo querer de Deus, foi-nos dado o presente de Deus. Assim vemos que a História da Salvação aponta sempre para a participação de homens e mulheres que hoje devem inspirar a nós, como membros do novo Povo de Deus, a Igreja, a nos apresentarmos como capazes de também acolher a vontade de Deus nas atividades apostólicas que realizamos em nossas Comunidades Paroquiais.

Nestes dias temos em nossas ruas os encontros em família, preparando-nos para o Natal. São momentos de confraternização e de oração entre famílias e vizinhos para esperarmos a grande festa do Natal. Participe destes momentos! É a melhor maneira para entendermos que a celebração de tanto amor de Deus por nós, deve ser partilhada na alegria, na troca de experiências e na certeza de que Deus, o “Emanuel” continua mais do que nunca no meio de nós.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Reproduzido do Site: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/4o-domingo-do-advento/