Artigo: Viva São João Batista!

14/06/2012 23:28

No mês de junho celebram-se em várias regiões do Brasil os festejos em honra a São João Batista. Muitos Arraiás são organizados com grande alegria para festejar a vida deste santo. Comida e bebida típicas; dança e cantos próprios, encontramos nestes festejos juninos ou joaninos. Também a famosa fogueira de São João. Mas afinal quem é este Santo? Por que tanta festa popular em sua honra?

São João Batista é  primo de Jesus Cristo. Filho de Isabel, prima da Virgem Maria, e de Zacarias, sacerdote do Templo de Jerusalém. Ele recebeu o nome de João do próprio Deus através do Arcanjo Gabriel (Lc 1,13). Seus pais eram de idade avançada e por isso o seu nascimento é considerado uma ação especial de Deus: ele será o Precursor do Messias. É o último Profeta do Antigo Testamento. Encerra o Tempo das Promessas e abre o Tempo das Realizações (Novo Testamento). Cresce na presença do Senhor e assume a missão de “preparar os caminhos do Senhor”.

Sua pregação é um grande e urgente convite à conversão do povo. Abrir corações e mentes para acolher o Messias que já está no seu meio. Ele batizava com água aqueles que se comprometiam com esta acolhida. Daí recebeu a alcunha de Batista (aquele que batiza). É o maior de todos os Profetas. Apontou a presença de Jesus como o “Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Foi elogiado pelo próprio Jesus ao qual batizou no rio Jordão. Muitos pensavam que ele fosse o Messias, mas ele testemunhou que era apenas “uma voz que clama no deserto: preparai os caminhos do Senhor”. Demonstrou humildade dizendo que não era digno de desamarrar as sandálias do Senhor.

São João Batista é um santo muito querido pelo povo. Seu nascimento foi motivo de grande alegria para muitos. Por isso os festejos alegres marcam a data de seu nascimento celebrado no dia 24 de junho. Também é celebrado o seu martírio no dia 29 de agosto. Foi decapitado (cabeça cortada) a mando de Herodes. Morreu em testemunho da Verdade anunciada por ele.

Aprendamos com ele a sermos mais humildes, honestos, corajosos na luta contra o mal; simplicidade no modo de viver e coerência na fé. Sejamos anunciadores, não de desgraças, mas da infinita misericórdia divina que espera o nosso acolhimento. Que nossas celebrações testemunhem de fato a nossa admiração pelo exemplo de vida deste grandioso santo. Viva São João Batista!

 

Pe. Antão Roberto de Melo – Vigário Paroquial.