Artigo: São Pedro e São Paulo

23/06/2012 23:26

A Igreja Católica celebra no dia 01 de julho deste ano a Festa de São Pedro e São Paulo. São considerados como "colunas" da Igreja, isto é, pessoas muito importantes na missão evangelizadora que Jesus deixou à comunidade cristã. De fato o trabalho missionário de ambos foi fundamental para que a Mensagem de Jesus Cristo chegasse a muitos lugares e povos. São chamados de Apóstolos, ou seja, enviados por Jesus.

Pedro recebeu do próprio Senhor o trabalho do pastoreio de seu Rebanho (Jo 21,15-19). Fazia parte do grupo dos discípulos. Era componente do chamado grupo dos doze (apóstolos). Conheceu Jesus através de seu irmão André. Era pescador e foi chamado no seu local de trabalho quando o Mestre passava pela praia. Aos poucos foi revelando sua liderança no grupo dos discípulos (Mc 8,29). Tornou-se o primeiro Papa exercendo o seu ministério na capital do império romano onde sofreu o martírio. Segundo a Tradição da Igreja ele foi crucificado de cabeça para baixo (pois se achava indigno de morrer como Jesus) durante a perseguição dos cristãos promovida pelo imperador Nero.

Paulo não conheceu Jesus pessoalmente como Pedro e os demais. Teve uma forte experiência de encontro com o Cristo Ressuscitado numa de suas viagens a Damasco quando perseguia os cristãos (At 9,1-9). Foi escolhido pelo próprio Senhor para levar o Evangelho aos outros povos, até Roma, centro do Império. Fez várias viagens missionárias, fundou muitas comunidades cristãs e, por sua insistência, o mundo pagão recebeu a Boa Nova de Jesus Cristo como Salvador de toda a humanidade. Dedicou-se com muito carinho à tarefa de fortalecimento da fé das comunidades com suas Cartas. Foi preso e perseguido muitas vezes, mas não desistiu de sua missão. Em Roma, durante a perseguição de Nero, foi decapitado selando com o sangue a sua "carreira" de Apóstolo. Suas Cartas são testemunho da vivência de sua fé e compromisso com Jesus, testemunho de vida doada aos irmãos e irmãs. O capítulo 13 da primeira Carta aos Coríntios é um grande convite aos cristãos e cristãs para o seguimento radical de Jesus.

São Pedro e São Paulo, pilares da Igreja de Jesus, rogai por todos nós para que sejamos dignos de receber o nome e a missão de cristãos e cristãs, ou seja, sermos portadores do Amor de Jesus por todas as pessoas. Que de fato vivamos a Caridade fraterna, como verdadeiro Ágape de vida, com Aquele que veio dar vida plena ao mundo (Jo 10,10). Pela Cruz e pela Espada deram a prova suprema de amor a Jesus. E nós, como celebraremos a memória destes dois santos grandiosos? Viva São Pedro! Viva São Paulo!

 

Pe. Antão Roberto de Melo – Vigário Paroquial.