Pe. Antão comenta sobre a Semana Nacional da Família

A Semana Nacional da Família iniciou-se no dia 11 de agosto e contou com a participação diária de paroquianos, comunidades rurais e bairros, Polícia Militar, de Meio Ambiente e de Trânsito, Corpo de Bombeiros, além de muitos outros convidados.

Em atenção ao tema: “A Transmissão e educação da fé cristã na família" durante toda a semana, foram abordados assuntos integrados e relacionados com o tema principal:

1º (Dom. 11) – Pai e Mãe: primeiros e autênticos transmissores da fé. A família é o lugar adequado e por excelência para o testemunho da fé e dos valores humano-cristãos, devido à sua capacidade e autoridade profética de viver os valores fundamentais da vida cristã.

2º (Seg. 12) – Desafios Cristãos na educação dos filhos na fé. Diante da realidade relativista, a família tem hoje a inevitável tarefa de transmitir para seus filhos a verdade sobre quem é a pessoa humana e como pode esta obter as satisfações de suas necessidades.

3º (Ter. 13) – Valores que permanecem: memória da educação dos filhos na fé. A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e faz crescer.

4° (Qua. 14) – Educar pela presença: Pais modelos de virtudes e valores humanos. Os pais, ao relatarem a própria experiência aos filhos e os educarem pelo exemplo, provocam os próprios filhos, desafiando-os e motivando-os para que também eles procurem e encontrem o bem maior da vida, aquilo que dá razão a todos os sacrifícios e a todas as esperanças.

5º (Qui. 15) – Educar com fortaleza e docilidade de alma. Paternidade e maternidade implicam, de fato, em estabelecer limites aos filhos dentro de uma dimensão educativa e irrenunciável e que não pode ser delegada. Mas, o importante não são as margens e sim a experiência de vida. A verdadeira educação cristã dos filhos não se limita a incluir Deus entre as coisas importantes da vida dos filhos, mas situar Deus no centro dessa vida, de forma que todas as atividades e realidades estejam modeladas e redigidas pelo amor de Deus.

6º (Sex. 16) - Iniciação Cristã: educação para a felicidade. A educação na centralidade do amor a Deus não para nos sacramentos da iniciação cristã, mas continua a ser aplicada no dia a dia dos filhos. Educar para o amor a Deus consequentemente nos impulsiona no amor aos irmãos.

7º (Sab.17) – Projeto de vida pessoal e familiar. Do encontro pessoal com Jesus Cristo nasce o discípulo, e do discipulado, nasce o missionário. A família quando é vista como modelo a ser seguido, inspira seus membros a construírem um ideal de vida, pois a influência da família revela-se nas escolhas que cada pessoa faz especialmente os filhos.  A construção do projeto de vida é um processo dinâmico que envolve todas as dimensões da pessoa.

A Paróquia agradece a todos pela participação durante toda a semana, e especialmente pela colaboração com a doação, no ofertório vivo, de materiais de limpeza e materiais de uso pessoal que foram doados a quatro entidades assistências do município. São elas: “Fazenda Senhor Jesus (Fazendinha), Lar Augusto Silva (Asilo), Eterna Misericórdia e Casa do Vovô” (veja abaixo as fotos da entrega). Agradecemos também à Pastoral Familiar pela organização da semana.

 

Pe. Antão Roberto de Melo

Fotos

A galeria de fotos está vazia.