Dom Célio - Solenidade do Martírio de São Pedro e São Paulo

03/07/2016 15:50

 

Solenidade do Martírio de São Pedro e São Paulo

“E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU? SIMÃO PEDRO RESPONDEU: TU ÉS O MESSIAS, O FILHO DO DEUS VIVO!”

 (MT 16, 15-16)

Sabemos que Pedro foi um discípulo querido de Jesus Cristo. Foi um homem simples, pescador do mar da Galiléia, que junto com seu irmão André, sentiu-se comprometido a uma grande mudança de vida, quando Jesus, vendo-os à beira do mar, confia neles e lhes diz: “Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”(Mt 4, 19). Não havia como recusar àquele convite. A partir daquele momento, Pedro via o que Jesus realizava, ouvia o que Jesus ensinava, partilhava da intimidade com Aquele que ia se revelando como o Messias esperado pelo Povo de Israel. Viveu momentos de intensa comoção ao lado de Jesus e foi capaz de declarar “Tu és o Cristo, o Filho de Deus Vivo”(Mt 16, 16).

Celebrar a festa de São Pedro e São Paulo é momento de imensa alegria para nós cristãos, porque eles se tornaram colunas de nossa Igreja, por suas vidas e pelo testemunho de amor radical a Jesus Cristo. Diante de suas vidas nós como cristãos podemos igualmente fazer um itinerário de nossa fé, para que nosso encontro com Jesus Cristo nos leve a sermos apaixonados pelo Reino de Deus. A cada um de nós Jesus Cristo vai se revelando, no contexto em que nós vivemos e na opção de vida que tenhamos feito por Ele. . Há momentos em que  o caminho é claro, a cruz é leve, os sinais são de ressurreição e vitória. Em outras ocasiões, no entanto, aparecem os desafios, as dificuldades fazem aumentar o peso da cruz.

A nossa fé passa por momentos altos e baixos. O importante é crescer a partir da experiência pessoal que vamos fazendo diante do confronto com a pessoa de Jesus Cristo. Será pelo testemunho de uma fé sólida, que nos tornaremos também pedras vivas para a construção de nossa Igreja.

Hoje celebramos o Dia do Papa. Com toda a Igreja estejamos unidos louvando a Deus pela presença do Papa Francisco junto a nós. Este grande Papa para os nossos dias, que com sabedoria e simplicidade vai nos colocando mais perto de Deus e nos levando a ser cristãos mais comprometidos com Jesus Cristo.

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Reproduzido do Site: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/solenidade-do-martirio-de-sao-pedro-e-sao-paulo/