Dom Célio - Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

19/11/2016 13:08

Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo

Ev Lc 23, 35-43

“EM VERDADE EU TE DIGO: AINDA HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO”. (LC 23, 43)

Este é o último domingo do Ano Litúrgico e a Igreja nos propõe celebrar a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Também estamos concluindo o Ano Santo da Misericórdia, determinado pelo Papa Francisco em 08 de dezembro  de 2015, para contemplarmos o rosto misericordioso do Pai na pessoa do seu Filho Jesus e procurarmos ser misericordiosos como Deus Pai.

Jesus Cristo é nosso Rei! As leituras nos ajudam a entender o Reinado do Senhor Jesus: é Pastor que congrega as ovelhas, cuida e zela pelo seu bem-estar; é o Filho do Deus invisível que, vindo entre nós, com sua obra de redenção nos resgatou dos nossos pecados; é o homem da misericórdia, capaz de proclamar ao ladrão arrependido a participação da felicidade plena do Paraíso. Assim Jesus expressou um modo diferente do que se esperava de um rei. Entendeu sua missão de forma diferente. Os valores e atitudes vividos e anunciados por Jesus nos fazem ver que Ele reinou pela capacidade de amar a todos, começando dos marginalizados, dos excluídos, dos pecadores. Foi assim que Ele ficou conhecido, como o Rei Humilde, o Rei Pacífico, o Rei Misericordioso.

Como servos de Cristo Rei cabem-nos acolher suas propostas no seguimento a Ele. Encantar-se com a Pessoa de Jesus às vezes pode parecer fácil, porque Ele nos acolhe e nos ama, entende nossos erros e nos dá sempre novas chances de recomeçarmos. Mas devemos também seguir suas pegadas no caminho e na experiência da vivência da fé. Ele mesmo afirma: “Aquele que desejar seu meu discípulo, tome cada dia sua cruz e siga-me.”(Mc 8, 34). E, ao mesmo, tempo é nosso compromisso lutarmos pela implantação do seu Reino, “Reino de verdade e de vida, Reino de santidade e de graça, Reino da justiça, do amor e da paz.”  (Prefácio da Missa da Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo).

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

Extraído do site: https://diocesedesaojoaodelrei.com.br/solenidade-de-jesus-cristo-rei-do-universo/