Dom Célio - 10/08 - 19º Domingo do Tempo Comum

12/08/2014 06:22

1393930_546181975482918_8202641722454037536_nEvangelho Mt 14,22-33

“Jesus, porém, logo lhes disse: coragem! Sou eu. Não tenhais medo!”

(Mt 14, 27)

A Palavra de Deus proclamada neste domingo apresenta duas cenas de manifestação de Deus: a Elias, na brisa mansa à entrada da caverna do Horeb e aos apóstolos, na travessia do mar da Galiléia. Deus vem ao encontro do homem especialmente nos momentos de necessidade, quando ele O invoca com fé. O Deus dos profetas e de Jesus é Aquele que toma a defesa dos fracos e dos pobres, e decepciona os que querem se servir de seu poder. Ele não está nos fenômenos naturais grandiosos e violentos: vento, terremoto, tempestade, fogo; mas no sopro leve da brisa, como que significando a espiritualidade e a intimidade das manifestações de Deus ao homem.

A comunidade cristã, a Igreja, vive muitas vezes uma existência atormentada pela hostilidade das forças contrárias, sejam internas ou externas. Unicamente por si mesma ela não consegue superar essas dificuldades. Mas, Jesus ressuscitado está presente no meio dos seus. Embora invisível, Ele acompanha a vida de sua Igreja. A Igreja revive assim, a experiência da peregrinação do Êxodo. Sua fé é posta à prova. Também Pedro fez essa experiência, ao tentar caminhar sobre as águas. Jesus o salva de afundar-se nas águas do mar. Jesus oferece, pois, à sua Igreja, a vitória sobre as forças do mal e a segurança nas provações, mas pede como condição essencial uma confiança inabalável em sua presença na vida da Igreja.

Vivemos num mundo secularizado e materialista. Daí a necessidade de firmarmos nossa fé e convicções em verdades que permanecem. Na prática da vida cristã nós acreditamos na ação do Espírito Santo que conduz sua Igreja, como também nos sinais  que fortificam nossa fé: a Palavra de Deus, a participação nos Sacramentos e os compromissos com os valores do Reino de Deus. Assim somos fortalecidos na experiência de nossa fé e poderemos ajudar a outros que ainda possam vacilar na vivência de sua fé.

 

D. Célio de Oliveira Goulart – Bispo Diocesano

 

Reproduzido do site da Diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br