Festa de São Sebastião - Missa Festiva

E o grande final, o ponto máximo dos festejos do padroeiro, aconteceu no domingo, dia 20, logo após a procissão em honra a São Sebastião: foi celebrada missa solene na matriz, presidida pelo bispo diocesano, dom Célio de Oliveira Goulart e concelebrada pelo vigário paroquial, padre Antão Roberto de Melo. A liturgia foi coordenada pela equipe da pastoral da comunicação – Pascom.

O templo estava literalmente lotado de ministros da Eucaristia, festeiros, devotos, visitantes e paroquianos que queriam participar do ponto alto de toda festa, a celebração da Palavra e Eucaristia do Senhor. Logo após a entrada das imagens de São Sebastião e Nossa Senhora, paroquianos conduziam imagens menores, de suas comunidades.

A entronização da santa Bíblia foi feita pelas crianças da catequese e coroinhas, que encenaram personagens da história do padroeiro, como o imperador, o próprio santo mártir, os soldados do imperador, as meninas camponesas e os soldados atuais.

Padre Antão fez a proclamação do Evangelho e dom Célio a homilia, começando por perguntar as crianças quem era Sebastião e destacando a festa, a história do santo e a Palavra do dia, que mostrava, nas bodas de Caná, o início dos milagres de Jesus e a importância de fazermos o que Ele nos disser.

Antes do ofertório dois jovens foram crismados por dom Célio, que conduziu a profissão de fé, o Credo, com toda a comunidade. Após incensar o altar e as imagens de São Sebastião e Nossa Senhora, o bispo diocesano deu início a liturgia eucarística, com a consagração do pão e do vinho. A comunhão foi feita por quase todos os presentes, ressaltando-se o momento privilegiado do encontro pessoal com Jesus Cristo.

No seguimento da celebração, dom Célio abençoou o sal de gado que foi distribuído após a missa, como singela memória do dia da festa a Sao Sebastiao e ainda antes da benção final foi realizado o sorteio de um exemplar da Bíblia Sagrada, iniciativa da Pascom, feito através de participação de pessoas no site da paróquia. Dom Célio sorteou o número e a coordenadora da Pascom, Ana Marcia Moura Vale de Oliveira leu o nome da pessoa ganhadora, que não estava presente no momento do sorteio.

Padre Antão Roberto de Melo agradeceu em seu nome e do pároco, padre Luizinho, a todas as pessoas, de todos os movimentos, grupos, pastorais,sem citar nomes, para não ser injusto com ninguém, por todo o trabalho feito com carinho em cada dia da novena e da festa de São Sebastião do ano de 2013.

Logo em seguida dom Célio também agradeceu, se despediu e deu a benção final e todos ainda puderam participar das barraquinhas e bingo oferecidos ao redor da igreja até o fim da noite.

Que o ano de 2013 seja totalmente abençoado pelo padroeiro São Sebastião, protegendo não só os ruralistas, agropecuaristas, produtores e animais, mas a todos nós e nossas famílias, que confiamos em sua preciosa intercessão.

Viva São Sebastião!!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!