Membros da PASCOM avaliam Muticom

580559_464821620297729_1429672239_nRecentemente, aconteceu em Natal (RN), o 8º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom). O grande evento, que reuniu centenas de jornalistas, estudantes de comunicação, pesquisadores, professores agentes da Pastoral da Comunicação e comunicadores populares de todo o Brasil, foi realizado de 27 de outubro a 01 de novembro deste ano. Com o tema “Comunicação e participação cidadã: meios e processos”, o Muticom proporcionou debates sobre vários temas relacionados à comunicação.

Para falar um pouco sobre este evento e suas perspectivas para a Pastoral da Comunicação (Pascom) na Diocese de São João del-Rei (MG), o Departamento Diocesano de Comunicação entrevistou os dois representantes da Diocese que estiveram no Muticom, padre Rondineli Cristino (assessor diocesano da Pascom) e Ana Márcia (vice-coordenadora da Pascom Diocesana).

DEDICOM - Pe. Rondineli, o senhor participou dos dois últimos Muticom's representando nossa Diocese. Quais foram as principais diferenças entre as temáticas e oficinas abordadas nas duas edições?

Creio que tanto no Mutirão do Rio de Janeiro, em 2011, quanto nesse de Natal, que acabo de participar, existe uma profunda semelhança na temática, que é justamente a preocupação do evento em levar a todos os participantes a uma nova postura diante dos meios de comunicação, sobretudo fazendo-os perceber qual é o seu papel na formação e constituição da cidadania. Esse1391584_10201125616596305_137961622_n ano com um enfoque especial nos meios e processos de comunicação. Acho que é importante frisar como a grande novidade desse Muticom, a oportunidade de trocas de experiências que foram oferecidas nos trabalhos de grupos que aconteciam todas as tardes. Diferentemente dos outros Muticom's, que aconteciam oficinas práticas, esse ano elas foram substituídas por práticas vividas pelas diversas Pascom’s do Brasil e por experiências exitosas realizadas por profissionais e estudantes de Comunicação Social, Jornalismo e Publicidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, foi um momento muito proveitoso.

DEDICOM - Ana Márcia, pela primeira vez, você participou deste grande encontro que reuniu comunicadores e evangelizadores de todo o país. Como foi pra você viver esta experiência inédita?

Foi uma experiência única. Conheci pessoas de vários locais e estados do Brasil, experiências, cultura e vivências distintas o que possibilitou uma troca saudável e produtiva de informações e novas formas de comunicar.

DEDICOM - Padre Rondineli, de que forma o conteúdo do Muticom 2013 pode repercutir no direcionamento dos trabalhos da Pastoral da Comunicação em nossa Diocese no ano de 2014?

Acredito que esse Mutirão nos ajudará a repensar nossa atuação frente aos meios de comunicação. Nos levará, como comunicadores da Boa Nova do Evangelho de Jesus, a nos questionar, também, como e quais tem sido os nossos métodos e processos para que a pessoa do Cristo seja conhecida, amada e vivenciada.

1381509_10201125624356499_812175319_nDEDICOM - Ana Márcia, após o Muticom 2013, como você volta para o trabalho e a missão de ser vice-coordenadora da Pascom Diocesana?

Volto mais madura na fé e com a responsabilidade ainda maior, pois o encontro possibilitou-me refletir sobre os vários assuntos, aspectos e ótica acerca da comunicação e da forma de comunicar. Não podemos nos esquecer que somos comunicadores da igreja e muitas vezes nos esquecemos disso. A forma com que usamos os veículos de comunicação não deve ser a usual e costumeira que presenciamos dia-a-dia. Nossa responsabilidade em comunicar a palavra de Deus, em sermos comunicadores e evangelizadores é muito mais do que apenas publicar fotos e notícias, é evangelizar! Sendo assim, minha missão enquanto membro da equipe diocesana da Pastoral da Comunicação está alinhada aos objetivos de nossa diocese, de nosso bispo e de nosso assessor a fim de que possamos nos tornar comunicadores comprometidos com a palavra de Deus.

DEDICOM - Que mensagem de incentivo à comunicação diocesana vocês podem deixar para os padres e leigos da nossa Diocese?

Pe. Rondineli - Gostaria de fazer minha mensagem de incentivo o comprometimento suscitado para nós comunicadores a partir daquilo que falou o professor Elson Faxina, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e TV Educativa do Paraná (TVE/PR), em um dos painéis temáticos, afirmando a necessidade da Igreja de ter um olhar diferenciado sobre os meios de comunicação e uma cautela especial na produção de seus conteúdos levando em conta os princípios ideológicos de cada meio: “Os meios católicos devem ficar atentos para não repetir o que as grandes mídias veiculam. Sua ideologia é diferenciada, então deve seguir por este caminho. Lembremos que o que muda a sociedade não é o discurso, mas a história, os testemunhos”. Que estejamos portanto nesse caminho, façamos a diferença. Que Nossa Senhora da Comunicação nos auxilie!

Ana Márcia - A mensagem que deixo é que devemos ter em mente que comunicar é mais do que informar, é participar. Nesse sentido a Igreja está caminhando rumo seu objetivo maior que evangelizar com a participação cidadã, com a participação efetiva dos leigos e leigas. Preparando os cidadãos leigos e informatizando a Igreja de hoje, estaremos preparando a Igreja de amanhã.

 

1383093_464821893631035_1334080341_n 1381410_10201125638636856_1330039947_n

O Muticom 2013 foi uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, Signis Brasil, Arquidiocese de Natal, em parceria com as unidades acadêmicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN): Superintendência de Comunicação, Departamento de Comunicação, Centro Acadêmico Berilo Wanderley e Mestrado em Estudos da Mídia.

 

 

Reproduzido do site da Diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br