Pe. Antão - Bíblia: Palavra de Deus

O site da Diocese publicará esse mês um série de artigos do nosso pároco Pe. Antão sobre a Bíblia. Confira o primeiro abaixo:

bblia_palavra_de_Deus

Durante este mês, estaremos em sintonia com a Igreja no Brasil refletindo e também rezando com a Bíblia. A cada semana, nosso convidado especial, padre Antão Roberto, pároco em Lavras, vai nos guiar através de quatro reflexões diferentes sobre este Livro que tem mais de dois milênios de origem, mas que tem um alcance bastante atual. Acompanhe!

 

BÍBLIA: PALAVRA DE DEUS

Esta contemporaneidade deste Livro indica-nos um caráter especial destes escritos: comunicação de uma Pessoa e seus projetos. Não apenas doutrina e preceito, costumes e historiografia, mas relato de uma grande e profunda experiência de relações humanas embasadas na crença de um Ser superior que se revela tão próximo dos seres humanos. Esta REVELAÇÃO     (retirar aos poucos o véu e voltar a encobrir-se com ele) é de iniciativa do próprio Deus que se dá a conhecer aos homens e mulheres. Um conhecimento que permanece inacabado, ou seja, não se esgota.

Deus está muito além da capacidade cognitiva do homem. Permanece como Mistério. No entanto isto não exclui a busca de um conhecimento maior de sua Pessoa. Podemos “acessar” esta procura na Bíblia que revela sua comunicação com os humanos (cf. Ex 43,28; Is 38,4). De muitas maneiras o Senhor manifesta a sua presença. Também O encontramos no íntimo de nosso ser: “mas esta palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração, para que possas cumprir” (Dt 30,14). Esta Palavra é comunicada através dos Profetas ao Povo de Deus (Israel no AT). Eles se tornam os comunicadores da mesma guardando-a com toda a fidelidade.

Na plenitude dos tempos esta Palavra (VERBO) se encarna, ou seja, assume a forma humana em Jesus de Nazaré (cf.Jo 1,1s) e passa a habitar em definitivo no meio da humanidade. É o ponto alto de toda Revelação. Jesus revela-nos o Deus que a Bíblia nos estimula a buscar: “pois desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (Jo 6,38). Ele é a “carta escrita por Deus na carne humana”. É a imagem visível do Deus invisível porque como Ele mesmo disse ao apóstolo Filipe: “quem me viu, viu o Pai, pois Eu e o Pai somos um” (Jo 14 9-11).

A Bíblia, no chamado Antigo Testamento (46 livros), preparou o povo hebreu para este grande momento da história humana que é também História de Salvação. Desde a Antiga Aliança Deus foi gradativamente revelando a si mesmo e seu Plano salvífico e escolheu um povo para comunicá-lo aos demais povos. O Senhor é Deus de toda a humanidade e quer salvar todos os homens e mulheres de todos os tempos e lugares. Para tal “inspirou” pessoas humanas para redigir, ou seja, para por em escrito aquilo que era acolhido oralmente como Palavra divina (cf. Js 1,8). Longo caminho percorrido na fé que aos poucos foi sendo registrado para não se perder no decorrer dos séculos.

Deus adentrou no tempo humano (kronos) para transformá-lo em tempo da graça, de salvação (kairós). Esta maravilhosa experiência não pode ser desconhecida. Tem que ser partilhada. Por isso mesmo que a Bíblia é o livro de maior edição e tradução nos vários idiomas. Somente uma Palavra divina é capaz deste fenômeno mesmo escrita e comunicada pelos humanos. A Bíblia revela a essência de Deus, ou seja, o seu “jeito de ser”. Por isso mesmo com toda alegria e gratidão saudamos: VIVA A BÍBLIA! VIVA A PALAVRA DE DEUS!  

  

No próximo artigo: A Palavra divina é comunicada ou revelada em linguagem humana.

pe_Antao_Roberto

Pe. Antão Roberto de Melo 

Pároco da Paróquia São Sebastião (Lavras)

 

Reproduzido do site da diocese: www.diocesedesaojoaodelrei.com.br